Caminho do Itupava.

O Caminho do Itupava é uma trilha histórica aberta para ligar Curitiba a Morretes no Paraná entre 1625 e 1654 por índios e mineradores e calçado com pedras por escravos. Originário de antigas trilhas indígenas, o Caminho do Itupava foi uma das principais vias de comunicação entre o Primeiro Planalto paranaense e a Planície Litorânea desde o século XVII, até a efetivação da Estrada de Ferro, Curitiba – Paranaguá em 1885, quando foi abandonado. Hoje o Caminho do Itupava não tem mais função econômica, porém é um monumental sítio arqueológico que testemunha um precioso patrimônio cultural e natural, principalmente no trecho calçado, em plena Floresta Atlântica (Floresta Ombrófila Densa) na Serra do Mar, trecho que está em relativo estado de conservação.

FAQ

Atrações da atividade:

Caminhada:
Caminhada de aproximadamente 8 horas pelo Caminho do Itupava, com cerca de 20 km em meio à Mata Atlântica. A trilha começa na Borda do Campo, em Quatro Barras (região metropolitana de Curitiba), atravessa mata fechada, riachos e oferece belas paisagens da Serra do Mar.

Casa do Ipiranga:
Ruínas de uma antiga casa construída após a ferrovia, no cruzamento com o Caminho do Itupava. Serviu como residência do engenheiro-chefe, clube de lazer para engenheiros e local de pernoite de D. Pedro II durante visita à região.

Santuário do Cadeado:
O Santuário Cadeado, construído em 1969 para celebrar os 80 anos da ferrovia, fica no cruzamento do Caminho do Itupava com a linha férrea. Em dias claros, oferece vista para a baía de Antonina e o Conjunto Marumbi.

Riachos e Cachoeiras:
O trecho passa por diversos riachos e córregos, alguns com possibilidade de banho. Devido ao relevo acidentado da Serra do Mar, é possível avistar diversas cachoeiras;

Flora e Fauna:
A variedade de espécies, cores e formatos encanta. Além de muitas árvores e flores, é normal avistar e ouvir diversos tipos de animais;

Morretes
Nossa caminhada termina na localidade denominada Porto de Cima na base do IAP, onde seremos apanhados por nosso transporte e retornarmos a Curitiba via Estrada velha da Graciosa.

Transporte in/out saindo de Curitiba ou Morretes;
Guias e condutores especializados;
Kit lanche de trilha;
Seguro atividade;
Fotos e filmagens.

Altitude: Começa em 950m e desce até cerca de 30m;
A trilha possui terreno acidentado, com pedras, charcos e trilhos de trem;
O percurso total é de 23 km, com um desnível acumulado de 900 metros;
Use botas de trilha com boa aderência – as pedras podem ficar bem escorregadias;
Usar roupas confortáveis e propícios para caminhada;
Repelente de insetos;
Bloqueador solar, se sol intenso;
Lanterna e pilhas reservas;

07h00min- Saída de Curitiba região central;
08h00min- Previsão para início da caminhada;
17h00min- Previsão de chegada em Morretes na base do IAP;
21h00min – Previsão de chagada em Curitiba.

Valores

R$ 400,00

Valores

R$ 475,00

Copyright©2025 Paraná Ecoturismo.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com ❤️ por Angela Quirino